Trocar o carro velho por um modelo novo ou usado, ou comprar o primeiro automóvel exige certa programação financeira, devido ao alto custo a ser despendido. A principal maneira escolhida pelos brasileiros para conquistar tais objetivos é o financiamento.

Muitas pessoas têm dificuldade de realizar os pagamentos do financiamento em dia. A gestão financeira pessoal pode ser de grande ajuda. Se você está nessa situação e vai fazer um financiamento, é imprescindível que aplique os conhecimentos de gestão financeira pessoal em sua vida. 

Leia este artigo e veja quatro dicas de gestão financeira pessoal e evite maiores problemas com as parcelas do financiamento.

1. Monte um orçamento mensal

A primeira atitude que você deve ter é montar um orçamento mensal. Anote, num caderno, numa planilha do Excel ou num aplicativo de celular, tudo o que você precisa comprar e todas as contas que tem que pagar no mês. 

No orçamento mensal deve-se contemplar todas as despesas fixas, como conta de água, energia, televisão e internet. Além disso, você deve considerar também todas as despesas esporádicas, como um cinema com a sua esposa ou o barzinho com os amigos.

Atividades de lazer são muito importantes para a sua vida, mas elas podem ser planejadas e, com certeza, devem estar presentes no seu orçamento mensal. 

2. Controle os seus ganhos e gastos

Outra prática excelente em termos de gestão financeira pessoal é o controle de ganhos e gastos. Ao realizar o orçamento mensal, você saberá exatamente em que deve gastar o seu dinheiro. Contudo, muitas vezes gastamos mais que o necessário. 

Um chocolatezinho depois do almoço, uma cerveja a mais na resenha da pelada com os amigos, e outros tantos pequenos custos, no final do mês fazem grande diferença. 

Por isso, é fundamental que você saiba exatamente o quanto ganha e o quanto está gastando em cada uma das suas despesas. Dessa maneira, será possível rever todos os seus gastos e cortar os supérfluos, conseguindo pagar o financiamento do seu novo carro em dia, sem mais problemas.

3. Estabeleça prioridades

Agora que você tem um orçamento mensal definido e consegue controlar seus ganhos e gastos, é imprescindível que estabeleça prioridades e metas. Ao solicitar um crédito pessoal, a quantidade de dinheiro disponível mensalmente para gastos diversos diminuirá. 

Por isso, é muito importante definir prioridades, evitando entrar no vermelho. O que é mais importante para você, hoje: o financiamento de veículo e imóvel ou a compra da nova camisa do seu time do coração?

É necessário colocar na balança todos os gastos que você tem, pensando sempre nas suas prioridades. Assim, será muito mais fácil conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos. 

4. Tome cuidado com o cartão de crédito

Um conhecimento primoroso em termos de gestão financeira pessoal é saber utilizar o cartão de crédito. Usar o cartão de crédito de maneira abusiva será prejudicial para suas finanças e impactará diretamente no seu financiamento.

É preciso lembrar, ainda, que os juros do cartão de crédito são demasiadamente altos, o que pode endividá-lo e deixá-lo com o nome sujo no mercado. Então, além de não conseguir consórcios, seguros e o tão sonhado financiamento, você prejudicará a sua qualidade de vida, podendo perturbar até o seu casamento.

Antes de realizar um financiamento, é necessário escolher empresas de qualidade, que ofereçam o melhor produto possível.

Existem empresas no mercado que têm experiência em financiamento e refinanciamento de veículos e imóveis, além de oferecerem todas as modalidades de consórcios e seguros disponíveis.

Como você viu neste texto, as práticas de gestão financeira não são tão difíceis de aplicar no dia a dia, não é mesmo? Coloque em prática as dicas que demos para fazer um financiamento e consiga se planejar para realizar o pagamento dele em dia. 

E aí, gostou de nossas dicas? Quer se manter informado sobre esse assunto? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhum dos nossos conteúdos!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.