Fazer um seguro automotivo pode ser uma tarefa mais fácil do que você possa imaginar.

Conhecer o trabalho de um corretor, ser o mais transparente possível durante as negociações e pesquisar as vantagens oferecidas por cada seguradora pode facilitar a tarefa de elaborar uma apólice para você e proteger o seu patrimônio.

Confira a seguir quais caminhos seguir para acertar na hora de assegurar o seu veículo.

Compare as seguradoras

O mercado apresenta grande variedade de seguradoras. Um corretor de seguros, credenciado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), é o profissional responsável por fazer uma análise do seu perfil.

Por meio desse perfil, ele irá comparar as diferentes propostas e coberturas oferecidas por cada prestador de serviços.

O corretor deve estar sempre disponível para responder às suas dúvidas e garantir a sua tranquilidade.

Atualize seus dados

Todas as informações a respeito da utilização do veículo devem ser repassadas e periodicamente atualizadas para a seguradora, por meio do seu corretor.

Relate se você compartilha o carro com terceiros e se há dependentes. Além disso, apresente a documentação atualizada do veículo, se ele está quitado ou com financiamento em aberto e apresente a sua habilitação em dia.

Não omita seu endereço

Outro dado importante diz respeito às suas informações de endereço, onde o carro costuma ficar guardado ou estacionado.

Esse detalhe é fundamental para que a apólice seja elaborada sem falhas, aumentando a precisão da seguradora, a tranquilidade do beneficiário e diminuindo os transtornos.

Não deixe pendências

Caso o veículo tenha restrições, como emplacamento a fazer, multas em aberto, IPVA, seguro obrigatório e licenciamento não pagos, a seguradora pode se negar a analisar os documentos e não fazer a apólice.

O proprietário não pode ter débitos com os órgãos governamentais para não ter seu pedido negado. Além disso, se durante a cobertura o segurado vier a atrasar o pagamento das parcelas, a seguradora poderá rever se o serviço será renovado.

Cheque como é a cobertura

As seguradoras lidam com o imprevisível. Motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas, todos no trânsito podem passar por diferentes situações, às vezes desagradáveis.

O seguro resguarda as pessoas e seus respectivos bens de tais imprevistos e arcará com possíveis danos como amassados, pequenas batidas, defeitos mecânicos, além de custear despesas relacionadas a terceiros.

Confira o risco das seguradoras

As empresas que comercializam as proteções oferecem um valor que garantem ao seu segurado recuperar o seu veículo furtado, roubado ou acidentado.

As seguradoras lidam com diferentes tipos de clientes e de pessoas e, considerando essa diversidade, elas criarão perfis de usuários que são classificados pelo risco de vulnerabilidade e elaborarão a apólice.

Entenda o que é a apólice

A apólice nada mais é do que um contrato estabelecido entre ambas as partes. Ela impõe as responsabilidades do segurado e da seguradora na proteção do bem e do segurado.

Nela serão registrados os valores a serem cobertos pela seguradora em caso de reparo e acidentes, tanto com o segurado, quanto para terceiros. Porém, a seguradora só dará o valor descriminado na apólice e o segurado arcará com a diferença, caso houver. 

Viu como fazer um seguro automotivo pode ser menos complicado do que você imagina? Acompanhe nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades sobre seguros, financiamentos e consórcios!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.