A maioria dos empresários possuem uma série de dúvidas e incertezas a respeito das técnicas para conseguir fazer com que sua empresa possa possuir dinheiro suficiente guardado e disponível para conseguir quitar despesas que possam ocorrer sem aviso prévio, ou seja, o dinheiro conhecido como capital de giro.
Essa manutenção de capital é absolutamente crucial para que as empresas, especialmente aquelas de menor porte, possam conseguir lidar de forma mais eficiente com suas atividades no mercado, evitando tanto danos à sua situação financeira quanto à sua imagem perante o público.
Por isso, nesse artigo você poderá encontrar uma série de dicas que irão garantir que o seu processo para conseguir capital de giro seja muito mais eficaz, permitindo que a manutenção de seus negócios, bem como o planejamento possam ser realizados com muito mais segurança.
Fique atento à todas as informações a seguir para fazer com que elas possam ser aplicadas com tranquilidade aos seus negócios, possibilitando muito mais clareza na gestão de sua empresa.
Confira 5 dicas de como conseguir capital de giro
Para obter um melhor funcionamento de suas atividades empresariais, principalmente se você estiver lidando com uma empresa pequena e que precisa gerenciar uma série de gastos em seus estágios iniciais, é extremamente importante obter uma melhor qualidade de obtenção de capital de giro.
1 – Tenha melhor controle de suas finanças
Principalmente para micro e pequenas empresas, a gestão financeira realizada corretamente é tão importante quanto crucial para que o desenvolvimento e o crescimento da mesma, bem como sua saúde financeira, sejam obtidos.
Assim sendo, é absolutamente necessário que a área da gestão de suas finanças seja realizada com qualidade, com uma atenção especial à gestão do fluxo de caixa, fazendo com que o planejamento de projeção para o futuro bem desenvolvido.
Dessa forma, será possível fazer com que a empresa possa obter uma quantia de dinheiro em sua reserva que permita que as situações onde os gastos sejam inesperados e repentinos, além dos previstos, possam ser gerenciadas com tranquilidade.
2 – Busque por situações de financiamento
Muitas vezes, quando a gestão da qualidade das finanças das empresas está em más condições, é necessário que os empresários que a gerenciam optem por medidas mais drásticas e que em situações normais, podem e devem ser evitadas, como os financiamentos.
Se você conseguir aplicar de forma eficaz todas as informações que irá adquirir por meio desse artigo, poderá evitar que a sua empresa precise recorrer aos empréstimos para conseguir gerenciar suas despesas, mas caso esteja em uma situação de urgência, é possível obter o melhor dos empréstimos.
Busque realizar pesquisas e orçamentos específicos para suas necessidades com a intenção de obter as melhores condições de pagamento em relação às taxas de juros, e tenha certeza de que a obtenção do valor não causará danos ao capital futuro.
3 – Gerencie seus gastos com eficácia
Muitas vezes é preciso lidar com despesas inesperadas, tanto para ferramentas e materiais necessários para as empresas, quanto para lidar com gastos que precisam ser quitados.
Dessa forma, uma das melhores dicas para os empreendedores é fazer com que os mesmos possam ser gerenciados de modo a serem divididos em parcelas que permitem que o capital que entra na empresa possa tanto ser armazenado, quanto utilizado para quitar as mesmas.
Também é absolutamente importante que as empresas possam priorizar os cortes de gastos quando sua situação se encontra crítica em relação ao capital de giro.
Para conseguir obter o capital de giro, de fato, é preciso analisar quais são os recursos que não possuem efeitos diretos em sua produtividade, bem como na manutenção das atividades da empresa.
4 – Adiante o pagamento de quantias a receber
Uma das maneiras que os empresários podem utilizar de forma eficaz para conseguir capital de giro quando a necessidade é muito urgente, bem como para realizar a manutenção de uma quantia específica como objetivo de capital de giro é adiantar o recebimento de quantias.
É possível conseguir adiantar o recebimento tanto de pagamentos realizados por meio de cheques quanto de créditos realizados eletronicamente.
Um dos pontos mais positivos que podem ser notados pelos empresários ao utilizarem essa medida é o fato de que não será necessário o período de espera de um ou dois meses para conseguir receber os valores obtidos por meio de suas atividades.
Mas lembre-se sempre que é aplicada uma taxação sobre o serviço específico de adiantamento, o que pode diminuir em parte a quantia que será recebida.
Mas é também importante notar que a opção do adiantamento possui descontos menores do que os juros que seriam pagos caso a escolha para a obtenção do capital de giro fosse a realização de um empréstimo bancário.
5 – Opção de contas garantidas
As contas garantidas são uma maneira de obter crédito que se parecem muito com o modo de operação dos cheques especiais, porém, suas taxas são muito mais benéficas principalmente para pequenas e microempresas.
Os bancos disponibilizam as contas garantidas por meio da obtenção de um tipo de garantia, que pode ser inclusa como os créditos a receber de sua empresa (tanto por cheques quanto por meio de créditos digitais).
De forma geral, obter o capital de giro que sua empresa necessita pode ser uma tarefa de fácil gerenciamento quando se utiliza das escolhas corretas e que trarão saúde financeira para seus negócios!
Confira aqui mais artigos como esse