O capital de giro saudável é uma das melhores qualidades que uma empresa precisa ter se pretende se manter estável no mercado e conseguir realizar suas atividades com segurança. Saber como realizar a administração de capital de giro, portanto, tem de ser uma prioridade. 

Muitas vezes os profissionais que atuam no mercado, principalmente os que estão iniciando suas atividades no mercado financeiro, podem possuir uma série de dúvidas e inseguranças a respeito da gestão do capital de giro, dado que é uma atividade extremamente crucial porém pouco mencionada no planejamento das empresas. 

É preciso compreender uma série de fatores que podem ser determinantes para a saúde dos negócios e que estão diretamente ligados com a manutenção do capital de giro eficiente, por isso, nesse artigo, você irá encontrar alguns desses fatores para começar a gerenciar com qualidade! 

Em todos os casos é possível realizar o investimento em pessoal especializado na área para que sua equipe possa contar com um auxílio específico para o modo de atuação de sua empresa, portanto, levando em conta suas necessidades e condições. 

Confira algumas dicas de como cuidar da administração de capital de giro de sua empresa 

Para obter um processo otimizado de administração de capital de giro, primeiramente é necessário entender no que consiste essa quantia referente às empresas: 

  • O capital de giro é uma quantia disponível para que a empresa possa realizar investimentos ou ações de quitação de dívidas e gastos que podem ocorrer tanto por necessidades programadas quanto por imprevistos e gastos emergenciais. 

O capital de giro consiste na relação entre dois tipos de capital, o capital ativo circulante e o capital passivo circulante: 

  • O capital ativo circulante consiste na quantia financeira que os negócios possuem em seus caixas, juntamente com os produtos e materiais que podem ser convertidos em dinheiro com facilidade como as quantias a receber, o estoque disponível e investimentos diversos.  
  • O capital passivo circulante consiste nas despesas que requerem pagamentos frequentes e estáveis, nos quais estão incluídas as duplicatas, bem como as contribuições salariais para colaboradores, a quitação de compra de fornecedores e as quantias obtidas por meio de empréstimos de bancos. 

Para conseguir identificar qual o valor do capital de giro de sua empresa, basta que seja realizada uma subtração do valor do capital passivo circulante do valor do capital ativo circulante. 

Por que as empresas possuem dificuldade em administrar o capital de giro? 

A maioria das dificuldades e prejuízos que são infligidos nas empresas em relação à sua saúde financeira vem da falta de habilidade de conseguir analisar a trajetória do capital de giro, fazendo com que o mesmo seja negligenciado. 

Dessa forma, é preciso investir imediatamente em uma melhor administração de capital de giro para que o processo de gestão financeira possa beneficiar e otimizar os negócios. 

Um dos erros mais comuns que são oferecidos pelas empresas no intuito de atrair maior números de conversão em vendas é a proposta de longos prazos para pagamento.  

Isso é um erro crasso porque, no intuito de beneficiar as vendas, os profissionais acabam se esquecendo de que precisarão quitar os débitos com fornecedores, gerando um desequilíbrio no capital de giro. 

Como gerenciar melhor o capital de giro de forma prática 

A melhor alternativa para fazer com que as empresas possa administrar o capital de giro com qualidade é fazer com que o ciclo do capital de giro possa ser sempre equilibrado com a entrada de capital de acordo com a necessidade de pagamento de despesas fixas. 

É preciso trabalhar de forma a criar um planejamento financeiro que possa tanto englobar as estratégias de vendas e promoções para fazer com que os consumidores possam aumentar os índices de conversão em vendas e oferecer planos de pagamento que possam beneficiar a inserção de capital imediato, tanto quanto a relação com o consumidor. 

Dessa maneira, se torna muito mais fácil administrar o ciclo pelo qual o capital de giro passa ao longo de suas atividades na empresa, fazendo com que a manutenção de uma economia estável seja implantada na mesma. 

Os profissionais que lidam com a gestão de capital de giro podem ser inseridos em seus negócios especificamente para lidar com essa atividade, fornecendo de forma exclusiva e única uma análise que engloba os diversos setores que dependem diretamente das capacidades do capital de giro para que consigam se manter estáveis. 

Portanto, será extremamente mais fácil para que os negócios possam gerar lucros maiores e, consequentemente, abrir um leque de oportunidades para que os empresários possam aplicar as quantias disponíveis em investimentos e atividades que possam oferecer maiores margens de lucro para a empresa. 

É muito importante, para que a administração de capital de giro seja feita com qualidade, que haja o monitoramento constante do capital ativo circulante e do capital passivo circulante – dessa forma, também se pode fazer projeções e impulsionar o crescimento das empresas.

Confira aqui mais artigos como esse