O capital de giro é a ferramenta mais importante para fazer com que as empresas possam gerenciar suas atividades no mercado de forma segura e eficiente, tanto em relação às suas despesas fixas quanto em relação à gastos e investimentos repentinos e necessários. 

Quando a empresa passa pela falta de capital de giro, os danos podem ser drásticos e até mesmo irreparáveis, causando a falência e os prejuízos que podem manchar a imagem da mesma e dos empresários que a gerenciam, por isso, é absolutamente crucial fazer com que a manutenção dessa quantia seja saudável. 

Essa quantia não é apenas aquela que está armazenada no banco pela empresa, mas também leva em conta em seu cálculo o capital que circula no caixa, os ativos que estão aguardando recebimento, bem como o inventário da empresa.  

A partir do estabelecimento desses fatores em sua empresa é possível saber se você está precisando atuar de forma mais rígida e específica para possibilitar aos seus negócios um melhor desempenho e crescimento. Confira algumas dicas nesse artigo

Como analisar se sua empresa precisa obter capital de giro? 

A maneira como a empresa atua no mercado será determinante para que os profissionais que gerenciam a área financeira possam realizar um planejamento para obtenção de capital de giro que possa ser suficiente em sua quantia a ponto de conseguir lidar com todas as despesas que possam ser necessárias. 

  • É preciso levar em conta todas as variáveis que podem afetar a gestão financeira dos negócios, bem como a sazonalidade das vendas, a baixa de recursos para produção e estoque, além de várias outras que são específicas para cada empresa. 
  • As condições do mercado também são fator determinante para que a empresa possa estabelecer uma quantia necessária de capital de giro: nos períodos onde a entrada é menor, por exemplo, será utilizado o capital de giro para equilibrar os gastos. 
  • Muitas vezes as empresas que são novas e estão vivenciando um crescimento exponencial no mercado necessitarão também da obtenção de um capital de firo para que suas atividades possam atender à demanda recém-adquirida em suas produções de produtos e/ou serviços. 

Entenda como conseguir obter capital de giro de forma segura 

– Empréstimos para capital de giro 

Os empréstimos para capital de giro são uma das principais maneiras pelas quais os empresários podem conseguir obter as quantias necessárias para lidar com situações nas quais o orçamento seja requisitado.  

Vale lembrar que, se a obtenção de capital de giro não é uma necessidade imediata, os empréstimos podem ser reconsiderados e outras alternativas que funcionam à longo/médio prazo podem ser consideradas, como o corte de gastos. 

Para conseguir obter um empréstimo que seja benéfico e possua juros menores, o que irá proporcionar uma melhor condição também de pagamento para as empresas, é preciso realizar uma análise de mercado de acordo com as opções fornecidas pelos bancos. 

Muitas instituições bancárias oferecem empréstimos para capital de giro que funcionam de forma incrivelmente vantajosa para as empresas, fazendo com que as parcelas possam ser ajustadas para um valor que será facilmente inserido no orçamento à medida que a mesma consiga expandir suas atividades e otimizar o processo para a quitação da quantia. 

Sale and Lease Back 

Se o imóvel onde sua empresa está localizada é próprio, é possível realizar o método de Sale and Lease Back, que significa em tradução livre a venda e o retorno em aluguel do imóvel para o ex proprietário. 

Essa é uma maneira que pode parecer um tanto quanto arriscada para a obtenção do capital de giro, mas que pode ser extremamente eficiente, tanto porque, na maioria dos casos, as empresas que possuem uma quantia suficiente para investir no negócio, expandi-lo e atualizar seus métodos de produção e oferta de serviços podem multiplicar seus ganhos em grandes quantias! 

O financiamento geralmente ocorre de maneira que a empresa consegue obter de volta a propriedade em um período que gira em torno de dez a vinte anos, mas também é possível que a mesma cresça e venha a adquirir um local ainda maior! 

– Economia interna 

Um planejamento estratégico e análise interna são extremamente valorosos para fazer com que a empresa possa conseguir lidar de forma eficaz com o problema da falta de capital de giro

Contratar um profissional capaz de analisar detalhadamente as condições de atuação da empresa em relação à suas despesas fixas, sua locação, sua divisão de funções bem como os gastos com materiais de escritório e diversas outras ferramentas pode ser incrivelmente benéfico. 

O benefício vem com a possibilidade que os profissionais adquirem de conseguir identificar melhores aplicações para diversos setores do orçamento, capacidade de otimizar a produção e cortar gastos, bem como impulsionar as vendas ao investir em um setor de comunicação mais eficiente, gerando o capital de giro necessário para a expansão e manutenção dos negócios.

Confira aqui mais artigos como esse