O capital de giro é uma quantia que se faz cada vez mais essencial no mercado atual por diversos fatores, e é preciso que os empresários passem a gerir suas empresas com maior planejamento estratégico e domínio sobre suas atividades para que seus investimentos e lucratividade possam ser benéficos para a saúde financeira. 

Todas as empresas que atuam no mercado precisam estabelecer uma quantia de reserva que fica ativa na companhia para conseguir gerenciar de forma eficaz despesas e custos, que podem tanto ser necessários à longo prazo como forma de investimento, quanto para conseguir lidar com dívidas e necessidades urgentes. 

A gestão de riscos, por exemplo, é um dos fatores que podem ser absolutamente cruciais para fazer com que o capital de giro possa tanto ser obtido com segurança, quanto seja requerido em quantias específicas e calculadas, bem como para fazer com que o método de obtenção do mesmo seja o mais proveitoso para as empresas. 

Para conseguir um empréstimo para capital de giro é preciso que os profissionais que atuam com a gestão financeira de empresas e empreendimentos possam ser capazes de lidar com as diferentes alternativas que estão disponíveis no mercado para seus negócios. Conheça algumas delas e saiba como obter o melhor tipo para suas atividades. 

Como conseguir um empréstimo para capital de giro de forma segura 

Uma das melhores maneiras de conseguir planejar corretamente suas ações no mercado para poder obter as melhores condições quando for tentar conseguir um empréstimo para capital de giro da sua empresa é realizar o planejamento estratégico e financeiro. 

Por meio desse planejamento, será possível identificar em quais áreas sua empresa está se saindo bem em relação à produtividade, em relação à economia de gastos, bem como aos gastos que estão se mostrando excessivos e que podem ser eliminados. 

Dessa maneira, será muito mais fácil tanto fazer com que sua empresa corte custos desnecessários a partir de uma análise detalhada das condições de atuação no mercado, além de ser possível entender qual é a quantia necessária para o empréstimo e quais são as medidas que se deve tomar para que o pagamento do mesmo seja realizado tranquilamente e sem danos ao orçamento. 

Dica 1 – Analise qual será a finalidade do empréstimo 

Por meio da construção de uma análise que possibilita ao empresário identificar quais são os fatores dentro de sua gestão financeira que podem ser otimizados e que necessitam de capital de giro para sua melhoria, será possível estabelecer onde o investimento será aplicado. 

O capital de giro é geralmente utilizado para que sejam realizadas renovações na empresa, tanto na parte de sua estrutura física, como reformas, ampliação, otimização de local de trabalho, bem como para renovação de tecnologias e ferramentas necessárias para o funcionamento otimizado da mesma. 

Também pode ser aplicado em compra de produtos e materiais necessários para produção de seu produto ou serviço final que será entregue ao consumidor, o que também é crucial para que a empresa se mantenha em funcionamento. 

É possível realizar o empréstimo para capital de giro de duas maneiras, sendo que o estabelecimento da necessidade da empresa irá determinar qual será a melhor forma. São elas: 

  • A maneira isolada, onde não é necessário comprovar qual será a finalidade do investimento; 
  • A maneira associada à investimentos fixados, o que significa que a quantia cedida pela instituição bancária será aplicada exclusivamente à compra de produtos e/ou materiais que se fazem cruciais para a manufatura ou execução de produtos ou serviços. 

Dica 2 – Estabeleça a quantia necessária 

A partir do estabelecimento da necessidade, é possível então realizar o cálculo da quantia que será necessária para que o empréstimo possa se fazer aplicável de forma a alcançar as metas da empresa. 

Nessa hora, o planejamento estratégico e financeiro será essencial, pois é fundamental que os empresários e gestores possam fazer o cálculo das melhores opções de obtenção do empréstimo, para: 

  • Estabelecer qual será a instituição bancária que irá oferecer as melhores formas de pagamento; 
  • Calcular a forma como o parcelamento será realizado para que ele não prejudique as finanças da empresa; 
  • Estabelecer um acordo com o banco para que a aplicação dos juros possa ser minimizada, tanto pelo valor de entrada oferecido quanto pela duração do pagamento de acordo com as possibilidades. 

Dica 3 – Faça uma apresentação para obter o melhor negócio no banco 

Um dos fatores que irá ser determinante na hora de conseguir um empréstimo para capital de giro é a postura do empresário que irá realizar a requisição perante ao banco. Por isso, se torna cada vez mais necessário o planejamento estratégico e financeiro em todas as etapas da obtenção do empréstimo. 

Para que suas chances de obter o melhor negócio possível tenham os riscos minimizados, é recomendado oferecer ao banco uma análise do mercado e do desempenho de sua empresa no mesmo de acordo também com suas projeções. 

Estabeleça também nessa apresentação os fatores que minimizam os riscos envolvidos na garantia do empréstimo pela instituição bancária. 

E, por sim, assegure-se de sempre proporcionar à todas as reuniões e conversas com o atendimento bancário a melhor qualidade possível: ela será crucial para que seus empréstimos possam ser saudáveis para sua lucratividade e orçamento futuro. 

Confira aqui mais artigos como esse