Um dos maiores danos e também um dos maiores riscos que podem afetar drasticamente a manutenção saudável da gestão financeira de uma empresa, inclusive podendo leva-la à falência, é o acúmulo de quantias em dívida empresarial. 

Principalmente quando estamos lidando com um mercado que passa por uma crise, é imprescindível obter uma gestão de qualidade para realizar a negociação de dívidas empresariais, fazendo com que as atividades da empresa possam seguir de forma benéfica e sustentável juntamente com a quitação das mesmas. 

Se sua empresa está no vermelho atualmente, é muito importante que as medidas sejam tomadas com urgência – tanto para seu benefício como empresa quanto para que os colaboradores e funcionários possam obter melhores rendimentos e a imagem da empresa possa crescer e desenvolver-se no mercado. 

Aprenda de forma específica e prática como negociar dívidas empresariais e obter as melhores formas de pagamento, bem como evitar que o processo de acúmulo das mesmas seja reestabelecido em seus negócios. 

Como negociar dívida empresarial com segurança 

Há uma série de medidas que podem ser tomadas para que a sua empresa possa finalmente sair do cenário crítico de acúmulo de dívidas que pode estar preocupando e prejudicando as atividades diárias de seus negócios. Conheça algumas delas: 

1 – Estabeleça uma estratégia para negociar 

Muitas vezes, quando os empresários se encontram em um cenário desfavorável em relação a fornecedores de sua empresa, é possível que, ao negligenciarem o processo estratégico para negociação, os mesmos possam ser prejudicados por ofertas e propostas destes fornecedores. 

Por isso, é absolutamente importante fazer com que sua empresa possa realizar um planejamento estratégico tanto para a própria negociação, que envolve a obtenção de profissionais especializados (caso a empresa não os possua), bem como um planejamento financeiro para a quitação. 

É preciso estabelecer metas reais e que permitam que a empresa possa continuar suas atividades em crescimento para que o pagamento da dívida empresarial seja benéfico tanto para o recebedor quanto para o orçamento dos negócios. 

2 – Lide primeiramente com as dívidas de longa data 

Não há nada pior para uma empresa do que acumular dívidas a longo prazo, fazendo com que as mesmas continuem sempre crescendo e se tornando cada dia mais um problema ainda maior para os negócios.  

Dessa forma, é preciso lidar com aquelas mais antigas – que certamente já estão em situação de juros exorbitantes. Negocie o pagamento de forma realista e não esqueça de verificar quais são as aplicações de juros ao longo do período de quitação. 

3 – Analise toda a documentação referente aos acordos com os credores 

Antes mesmo de começar a pensar em negociar com o credor, é fundamental que toda a documentação contratual seja analisada para que a empresa possa certificar-se de que não está prejudicada em qualquer irregularidade que possa ter passado despercebida na criação do contrato, tanto em relação à taxas de juros quanto quaisquer tipos de prejuízos possíveis. 

Caso o profissional responsável pela análise venha a encontrar algum tipo de irregularidade, é preciso que o documento seja encaminhado tanto às instituições responsáveis quanto ao Banco Central. 

A partir do encaminhamento para análise, será possível obter uma negociação da dívida empresarial de forma muito mais justa para o devedor, inclusive com possíveis descontos e condições de período de pagamento. 

4 – A comunicação é a chave para um acordo benéfico 

Para que a empresa possa seguir saudável e em atividade enquanto realiza o pagamento ao credor, a negociação deve ser feita de forma racional, calma e muito bem calculada. 

Muitas vezes, quando os profissionais que negociam a dívida estão extremamente estressados e preocupados com a manutenção de suas atividades no mercado, é possível que se comportem de maneira a prejudicarem as negociações da dívida empresarial. 

Por isso, assegure-se de obter um planejamento específico antes da reunião para negociar a dívida empresarial, nele, você poderá inserir os seguintes fatores: 

  • O fluxo de caixa atual da empresa; 
  • As projeções futuras para o negócio; 
  • Os valores para possíveis parcelas; 
  • A duração do período de pagamento a propor; 
  • A possibilidade de uma entrada. 

Todos estes fatores podem ser obtidos de forma específica e clara por meio de uma análise financeira de sua empresa, e eles serão incrivelmente benéficos para que o credor possa analisar, também, a melhor forma de pagamento para que possa obter a quantia a receber. 

Ouça primeiramente quais são as propostas do credor para que possa ser realizada uma comparação baseada nas estatísticas e possibilidades reais de pagamento da empresa. 

5 – Opte pelas possibilidades de empréstimos que sejam benéficos para a empresa 

Atualmente é possível negociar dívidas empresariais de modo extremamente seguro por meio da obtenção de empréstimos empresariais a juros baixíssimos que podem ser a chave para que a empresa que estiver em situação extremamente crítica possa conseguir se reerguer no mercado. 

É importante analisar todas as condições para não gerar mais dívidas, examinando todas as condições de pagamento dos empréstimos para que eles sejam utilizados como um método eficaz para quitar dívidas com credores e fornecedores diversos.

Confira aqui mais artigos como esse