Ter uma boa saúde financeira é fundamental para que seu negócio se mantenha estável e consiga ainda mais crescimento. Para que isso aconteça você deve conseguir capital de giro.

Esse recurso nada mais é do que o resultado entre o dinheiro que você possui em caixa e o dinheiro que você deve. Ou seja, ele é a quantidade de dinheiro que seu negócio precisa para funcionar regularmente.

O capital de giro está alocado nas contas a receber e a pagar, no caixa e no estoque. Você precisa conseguir capital de giro para ter uma reserva de recursos que poderão cobrir as necessidades do negócio ao longo do tempo.

Saiba como conseguir capital de giro

Se sua empresa está sem dinheiro em caixa, as fontes secaram e você não sabe o que fazer, nós vamos te dar algumas formas de ter um capital extra.

  • Empréstimos bancários

Se você não tiver nada pendente para receber, fazer um empréstimo pode ser uma boa opção. Porém, é algo que requer muito cuidado e planejamento para que você não fique endividado.

Primeiramente será necessário saber qual a quantia que você precisa e quando você conseguirá quitar toda a dívida. Tente usar prazos bem realistas, levando em conta que imprevistos acontecem.

Você deverá fazer uma pesquisa dos locais onde poderia fazer o empréstimo. Conheça detalhadamente as linhas de crédito, as taxas de juros, formas de pagamento, valor da parcela e tudo mais que você precisa saber.

Não feche um acordo antes de fazer simulações, para que você tenha controle e saiba o que irá pagar. Fique atento ao valor da parcela. Você deverá ter dinheiro suficiente para conseguir pagá-la todo o mês.

Quando você não consegue arcar com as parcelas, os juros vão aumentando, fazendo uma bola de neve, ficando cada vez mais difícil de pagar.

  • Adiantamento dos recebíveis

Se o seu negócio tiver contas pendentes a receber, a melhor maneira de conseguir capital de giro é adiantando os recebíveis, sejam eles créditos eletrônicos (cartões), cheques ou duplicatas.

Essa forma tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que você não terá que esperar para receber esse dinheiro obtido pelas vendas que realizou.

Já a desvantagem é que o banco irá descontar uma taxa de juros para te adiantar o dinheiro. Assim, o que você irá receber agora será menor do que o valor que iria receber futuramente.

Se você fizer a comparação com um empréstimo, essa maneira seria mais vantajosa, pois as taxas costumam ser mais baixas.

  • Sale and Lease back

Essa forma de conseguir capital de giro é um acordo comercial onde o imóvel da empresa é vendido e alugado de volta ao proprietário. É como se vendesse o local, mas pudesse refinancia-lo sem precisar mudar.

Nesse caso você terá uma grande quantidade de dinheiro para investir no negócio. Você paga como se fosse um aluguel e no final do período de contrato você recupera seu imóvel.

Essa pode ser uma opção para quem precisa de bastante capital de giro ou deseja ampliar o seu negócio. Não é tão comum como as outras, mas ainda sim é uma opção.

  • Conta garantida

Este é um tipo de crédito bem parecido com o cheque especial, porém, possui uma taxa menor. A conta garantida é um limite de crédito que o banco disponibiliza para você baseado em alguma garantia.

Pode ser os recebíveis por cheque, créditos eletrônicos ou duplicatas. Você deve apresentar esses créditos ao banco. Eles serão descontados caso sua conta corrente não tenha saldo o suficiente para arcar com alguma despesa.

Para conseguir capital de giro através da conta garantida, você passará por uma análise feita pelo banco, onde ele irá ver sua capacidade de pagamento, seu fluxo de caixa, seus créditos anteriores, sua capacidade de gerar receita, sua situação no SPC/ Serasa, além de outros fatores que serão analisados.

  • Refinanciamento de imóveis

Se você tiver um imóvel em seu nome, pode utilizá-lo para conseguir capital de giro através do refinanciamento de imóveis. Você solicita o empréstimo e oferece o imóvel como garantia.

Caso você não pague, o imóvel será utilizado para pagar sua dívida. A vantagem desse método é que os juros são menores e o montante do empréstimo pode ser mais alto.

Isso é possível, pois como você está dando um bem como garantia, a financiadora terá menos riscos. Para fazer sua simulação acesse o site da Financia Tudo www.financiatudo.com.br/refinanciamento-de-imoveis/ e veja as possibilidades para você.

  • Corte de gastos

Não basta conseguir capital de giro, você deve mantê-lo. Por isso, você deve fazer uma análise dos seus gastos para que o capital de giro não acabe novamente.

Entretanto, é comum que administradores, na hora do desespero, saiam cortando tudo que vê pela frente. Corte apenas aqueles gastos que não vão influenciar na sua produtividade, nem na qualidade do seu atendimento e nem no bem estar dos seus funcionários.

Se sua qualidade abaixar, você perderá clientes. Se seus funcionários ficarem insatisfeitos, o rendimento deles será menor. Por isso, envolva a equipe e defina metas e estratégias para redução de custos.

Quando você conseguir capital de giro verá que ele continuará por um longo prazo, sem que seja necessário conseguir outras formas de arranjar dinheiro.

Essas são as principais formas de conseguir capital de giro. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e acesse o artigo sobre Como fazer um empréstimo capital de giro no simulador.